Gurizada do Cruzeiro disputa a Segundona Gaúcha

Gramados ruins, catimba, provocação, intimidação, carrinho, força, retranca, zagueiros desleais, volantes carniceiros, falta de habilidade... Essas são algumas lembranças que vêm à mente quando se fala da Segundona Gaúcha de futebol, um campeonato com nível de competitividade elevado. Somente quem tem huevos, como dizem os argentinos, consegue chegar às fases finais do certame.

Para enfrentar esse cenário, o Cruzeiro de Porto Alegre aposta nas suas divisões de base. O elenco é formado por grande parte do time vice-campeão gaúcho de juniores, em 2008, e conseguiu classificar-se à segunda fase. Porém, a passagem para o octogonal decisivo está difícil - faltando duas rodadas para o término, é o lanterna de sua chave. A inexperiência dos jogadores - a média de idade é de 22 anos - pesou em alguns momentos e tirou pontos que custaram a vaga à próxima etapa.

Confira as entrevistas com Rafael Porto, supervisor de futebol, e Jô, meia-atacante.




O supervisor de futebol Rafael Porto lembra que o clube tem como proposta a formação de jogadores. Segundo ele, no ano passado foi realizada uma peneira com a participação de mais de 400 jovens - dos quais 25 foram selecionados. Além das equipes junior, juvenil e profissional, o clube desenvolve um trabalho social, por meio de vagas subsidiadas para meninos carentes em sua escolinha. O treinador Benhur Pereira confirma que a ideia principal do clube é a base: "O Cruzeiro investe nos jovens". E ressalta: "O resultado maior é o interesse dos outros times nos nossos jogadores".
O trabalho focando a formação de atletas começou a ser realizado recentemente. Após a transferência do atacante Rafael Sóbis do Internacional para o Betis/ESP, em 2006, o clube faturou uma boa quantia atráves do mecanismo de solidariedade da Fifa. Por Sóbis ter passado pelo Cruzeiro, houve uma compensação de aproximadamente 500 mil reais. Desde então, o empréstimo e a venda de jogadores destacados se tornou fonte essencial para manter as finanças em dia.

Meia habilidoso vai para o Internacional

Atualmente, o meia-atacante Jô, de 19 anos, é uma das maiores promessas do Cruzeiro. No clube desde 2007, participou da disputa do Campeonato Gaúcho de Juniores no ano passado. "Foi bom pra nós, bom para o Cruzeiro (...) Aprendi muito e despertei o interesse de outros clubes", diz o jogador que está sendo negociado por empréstimo ao Internacional. Sem menosprezar o clube que o projetou, garante que ficaria feliz se a negociação for concretizada: "O sonho de todo o jogador é jogar em um grande clube".
O clube se prepara agora para a disputa da Copa Federação Gaúcha de Futebol e, de acordo com o treinador, brigará pelo título. Contudo, ele afirma que a falta de experiência da equipe pode trazer alguns prejuízos na competição. Para ele, seria interessante para o Cruzeiro ter alguns jogadores mais experientes no plantel - o que esbarra na limitação financeira.


Assista às entrevistas de Benhur Pereira, treinador, e Eduardo de Assis, preparador físico




Há um ano e meio no clube, o preparador físico Eduardo de Assis Jerônimo também aborda as dificuldades enfrentadas que, segundo ele, são dribladas com criatividade. No seu trabalho, busca melhorar o condicionamento físico dos atletas, sem esquecer também da preparação mental dos jovens: "Buscamos o alto rendimento e o melhor comportamento em campo", afirma. Segundo o preparador, por se tratar de um grupo homogêneo, com jogadores jovens, o trabalho é facilitado. Nos treinamentos, são realizados trabalhos de melhorias na parte aeróbica e anaeróbca e de força e explosão, além de reforço muscular para alguns jogadores. Há também cuidados específicos para evitar lesões e orientações com relação à alimentação dos atletas.O clube

O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado em 14 de julho de 1913. Tem como sede o Estádio Estrelão, localizado na Zona Norte de Porto Alegre. O clube se orgulha de ser o pioneiro (fora do eixo Rio-São Paulo) a jogar na Europa - em 1953, fez uma excursão à Europa, Ásia e Oriente Médio. Na ocasião, enfrentou diversos clubes. Destaque para o empate em 0 a 0 com o Real Madrid, penta campeão europeu da época. Sua maior conquista foi o Campeonato Gaúcho de 1929.


Foto 1 (Futuro Esportivo) - Cruzeiro tenta reviver o passado de glórias.
Foto 2 (Futuro Esportivo) - O objetivo para o segundo semestre é ganhar a Copa FGF.
Foto 3 (Futuro Esportivo) - Comissão técnica do Cruzeiro. Da esquerda para a direita: Rodrigo Carvalho (preparador físico), Eduardo de Assis Jerônimo (preparador físico), Benhur Pereira (técnico) e Cléber Sgarbi (preparador de goleiros)
Foto 4 (Futuro Esportivo) - A preparação física dos atletas é essencial.

0 Comments: