Com uma proposta de lazer, disciplina e formação social, os clubes e as escolas de esportes despontam como uma atividade importante e incentivadora de profissões na vida de crianças e adolescentes. A Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), conhecida como um celeiro de craques, oferece diversas opções de modalidades esportivas. Dentre as mais procuradas está o judô, que, como as demais, estimula uma vida saudável, bem como uma carreira no esporte através da conquista de títulos.O departamento de Judô da Sogipa, fundado em 1968, já formou vários campeões de renome mundial como Mariana Martins, que esteve na Olimpíada de Sydney (2000); João Derly, atual bi-campeão mundial da categoria meio-leve; e Tiago Camilo, medalha de prata na Olimpíada de Sydney (2000) e bronze em Pequim (2008).
O exemplo de João Derly, que tem sua foto estampada na parede do ginásio, é o que impulsiona os pequenos alunos do professor Daniel Pires a se dedicarem à luta. Segundo Pires, que pratica judô há 22 anos e dá aulas há 12 na Sogipa, a procura é mais pela disciplina necessária ao judô. "Sendo uma luta de tradicação japonesa, temos muitas regras a cumprir e hierarquias a obedecer, o que é bom para as crianças", afirma.
O objetivo é a iniciação esportiva e, também, contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo e social. Um grande incentivo é dado através da realização dos campeonatos internos do clube, que preparam para futuros desafios em âmbito estadual e nacional.As aulas, abertas a partir dos quatro anos de idade, são divididas em duas partes: aquecimento e desenvolvimento de técnicas de amortecimento. Os alunos fazem teste a cada seis meses para a troca de faixas, que são respectivamente: cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. A tão sonhada faixa preta só pode ser recebida a partir dos 16 anos. As competições fora do clube só podem ser disputadas depois da realização do registro na Federação Gaúcha de Judô e após a conquista da faixa laranja.
A participação dos pais, professores e alunos nas aulas e nos campeonatos faz com que o objetivo da integração seja satisfatório e, por isso, muitos alunos se dedicam e escolhem o esporte como uma profissão. Dora Nunes, mãe do judoca Henrico Nunes, ressalta a importância do suporte ao filho: "incentivamos ele ao esporte, se ele quiser seguir a carreira sempre vamos apoiar".Foto 1 (Futuro Esportivo) - A disputa pelos primeiros lugares do torneio interno foi acirrada.
Foto 2 (Futuro Esportivo) - Os futuros judocas se preparam para competir.
Foto 3 (Futuro Esportivo) - Premiação da categoria mirim.
0 Comments:
Postar um comentário